Em sua quarta edição o Desafio Goiás de Mountain Bike parou a cidade de Corumbá de Goiás, conhecida nacionalmente pela sua riqueza em cachoeiras, beleza selvagem e natural. Mais de 450 bicicletas circularam pelas ruas da pacata cidade rica em casarões e sobrados do século XVIII. O evento ocorreu no domingo, 08 de agosto de 2010, sob organização de Luiz Carlos Silvestre e Suail Almada de Castro, supervisão da FGC, e assessoria de comunicação Sport Time, com seu pórtico de largada e chegada no Clube Salto Corumbá.
A competição, já famosa em tradição no centro oeste, ofereceu uma premiação generosa em dinheiro de R$17.240,00 e o sensacional sorteio de uma moto zero quilômetro!
Atletas de diversos estados participaram do evento: Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Rio Grande do Sul, São Paulo e Tocantins. Dentre eles ciclistas renomados como Abraão Azevedo (Kona/ Levorin), Josemberg Montoya (JC Bikes/ Orbea), Janildes Fernandes (Scott/ São José dos Campos), dentre outros.
Foram premiados todos os finishers com medalhas de participação e os 6 primeiros colocados com troféus e dinheiro de acordo com a categoria.
Os Campeões de 2010
O goiano Raphael Mesquita de Catalão-GO e a brasiliense Julyana Machado Rodrigues de Brasília-DF foram os grandes vencedores da 4ª Edição do Desafio Goiás de MTB.
Na elite masculina, a prova foi marcada pela intensa disputa entre os competidores da própria equipe JC Bikes/ Orbea que monopolizou o pódio do 1º ao 4º lugar. O goiano Raphael Mesquita, natural de Catalão, dominou a prova e garantiu o ouro com o tempo de 1:55:46hs. Abraão Azevedo (Kona/ Levorin/ Axaz) completou o pódio da elite em 5º lugar.
“Já ganhei anteriormente na sub23. em 2007, mas o sabor de ganhar na elite é insuperável. O nível dos meus concorrentes foi excelente - o que dá mais valor ao meu 1º lugar neste ano. Estou muito satisfeito com mais esta realização. Era um sonho meu ganhar esta prova. Em 2011 estarei aqui novamente”, declarou, não escondendo a felicidade, Raphael em entrevista exclusiva à Sport Time.
Na elite feminina, a brasiliense Julyana Machado (UDF-Centro Universitario/ GDF/ Cycling/ Greens), que também já foi ouro na edição de 2008, não teve dificuldades em chegar no primeiro lugar cravando o tempo de 2:25:19hs. Rayza Goulao Henrique (Trilha Zen/Redutep) foi a segunda colocada chegando após 2:17min a campeã.
“Ser bicampeã num evento como o Desafio de Corumbá é extremamente gratificante. Fico muito lisonjeada em estar no meio de grandes atletas e fazer parte do cenário do MTB nacional.”, declarou Juliana.
Na categoria sub23 foi a vez do rondonense de Jaru, Miguel Wutkowsky dos Santos (Nômades Bike/ Posto Barcelona/ Carbo Energy/ CFC Dinamica) que ficou com o ouro ao fechar o tempo de 2:00:23hs.
“Estou com a sensação de dever cumprido. Este é o resultado de tudo o que venho treinando. Também estou muito feliz, porque pude ver no público pessoas compartilhando da minha alegria com a vitória, e é isso que nos motiva a treinar e a dedicar cada vez mais.”, declarou Miguel , também conhecido como “goianinho”.
O atual campeão brasileiro Sub30 de MTB, o mineiro de Campina Verde, César Gonçalves Moura (OCE/ Power Games/ Alpha Games) ficou no lugar mais alto do pódio na mesma categoria com o tempo de 2:03:34hs.
“Ser o campeão de um evento de nível como este é muito gratificante, e com certeza estarei presente aqui novamente em 2011 para defender meu titulo.”, declarou César.
Atual Top 3 no ranking brasileiro da categoria Júnior, o anapolino João Paulo da Silva (Nomades Bike/ Carbo Energy/ Dinamica Auto Escola) garantiu o ouro nesta categoria com o tempo de 2:06:46hs.
“Fico muito feliz de ter ganhado o Desafio, pois foi uma prova muito difícil onde você precisava estar bem preparado fisicamente e psicologicamente, e também porque esta é uma competição muito reconhecida no centro oeste goiano.”, declarou João Paulo, vulgo “Mixirica”.
O vice campeão Brasileiro Juvenil de MTB, o mato-grossense de Barra do Garças Willian Renatto Pecego Brito (Refrigeração Barra Frio/ Secreta Bike/ Carbo Energy/ Mendes Bike) foi campeão nesta categoria com o tempo de 2:14:30hs.
Na Máster B não deu outra. O patense Silvio Otávio Neves Amorim (OCE/ Cia Do Corpo/ Medley/ Sonobom) faturou mais uma vez do Desafio sagrando-se tricampeão com o tempo de 2:10:20hs.
“Para mim, ser ouro no Desafio Goiás de MTB é muito gratificante, já que participo dela há 4 anos e sempre tenho sido campeão na minha categoria, salvo o primeiro ano quando um furo de pneu me tirou da briga pelo título por 20 minutos.”, declarou Silvinho.
Nas categorias Máster A, C e D ficaram com o ouro José Hélio de Souza Júnior (UNICESP/ Brassbike), o Uberlandense Redelvino Rodrigues de Brito, “Moreno”, (Água Doce Cachaçaria), e Heleno Caetano Borges (Konskritos / Academia D’stak) com o tempo de 2:06:59hs, 2:14:40hs, e 2:20:07hs, respectivamente. Na over50, Sérgio Eduardo de Albenaz (Biken Fix) foi o campeão com o tempo de 2:31:22hs.
As categorias Turismo A e B e Feminino Amador foram recorde de inscrições. Contabilizaram mais de 160 ciclistas iniciantes inscritos. Os amantes do pedal puderam se confraternizar e pedalar aproveitando as belas paisagens em um clima bastante agradável. Mas se você pensa que só porque é pra iniciantes vai ser só passeio, não se engane! As categorias amadoras começaram a cruzar a linha de chegada com o tempo de 2:15:34hs.
Os resultados completos estão disponíveis nos sites http://www.sportime.cjb.net/ e http://www.sistime.com.br/ .
Sorteio da moto zero quilômetro
Da esquerda para direita: João Benko (Sistime), Suail (organizador), Alex (atleta contemplado) e Luizinho (organizador).
A organização do IV Desafio Goiás de MTB preparou uma grande surpresa para os participantes da Etapa 2010 em Corumbá de Goiás. O sorteio uma moto modelo Honda CG 125 Fan 2010/2010 zero quilômetro entre todos os atletas regularmente inscritos no IV Desafio Goiás de MTB. Não precisava ter pegado pódio ou mesmo completado a corrida. Bastou estar regularmente inscrito para concorrer à moto.
Ao cruzar a linha de chegada, os atletas iam depositando os chips em uma urna. Os ships de atletas que não completaram o percurso e mesmo os chips não retirados na secretaria de prova também foram depositados na urna. Vale lembrar que os ships não continham nenhuma informação do ciclista para garantir a fidedignidade do processo. Foi um sorteio completamente democrático!
O sorteio foi realizado por João Benko (Sistime) a exatos 30 minutos após o término das premiações no pódio em frente a todo o público presente.
E o felizardo ganhador do sorteio da moto foi Alex Leonardo Nascimento de Oliveira da categoria sub23 da cidade de Catalão-GO. Alex foi recentemente atropelado e já estava desmotivado com o esporte. Aparentemente, a moto foi um presente de Deus pra reanimar o atleta que tem um enorme potencial.
“Na hora que o locutor me perguntou qual a sensação de ganhar uma moto 0km, eu nem soube responder, porque até então eu nunca tinha ganhado nada em nenhum sorteio. Fiquei muito feliz! A emoção tomou conta!”, declarou Alex.
Quando questionado sobre o sorteio, Alex não teve dúvida na resposta: “Foi super válido! Deu incentivo a todos os ciclistas pra participar do Desafio. Além disso, foi super transparente. Todos ali sabiam que nem tinha como haver alguma fraude. Ainda mais com o uso dos chips.”
Parabéns Alex!!!
O Evento
O IV Desafio Goiás de Mountain Bike apresentou como sempre uma super estrutura: cenário paradisíaco, bolsões de categorias muito bem demarcados, conforto nas largadas e chegadas com tenda sob os atletas no pórtico, pontos de apoio com água farta, sinalização de percurso impecável, circuito desafiador com trechos altamente técnicos, kits de inscrição e kits de chegada muito elogiados pelos atletas, horários concentração, de largada, de pódios e sorteio rigorosamente seguidos.
Além da estrutura oferecida pela organização, a estrutura do próprio Clube Salto Corumbá ofereceu banheiros, área de camping, hotelaria e alimentação, além de piscinas, toboáguas e praia artificial. Várias tendas de patrocinadores também se fizeram presentes atendendo os atletas durante o evento.
Foram 14 categorias – Elite masculino, Elite feminino, Sub 23, Sub 30, Júnior, Juvenil, Máster A, Máster B, Máster C, Máster D, Over 50, Feminino amador, Turismo A e Turismo B - competindo em um percurso de aproximadamente 54 quilômetros com subidas fortes, trechos de estradão, single tracks, obstáculos físicos (ponte suspensa de madeira), riachos, pra agradar todos os gostos.
Raphael Mesquita, atual campeão, elogiou o percurso desafiador e o caráter inovador dos organizadores, e promete marcar presença em 2011.
“O IV Desafio Goiás de MTB foi 100%. No estado de Goiás é um dos melhores. Na minha opinião, a organização se superou este ano. A estrutura é fantástica, o percurso foi mais técnico ainda, os últimos 15km foram os que eu mais gostei. Como sempre, as largadas seguiram a risca o horário. Estão de parabéns!”
Julyana Machado, Silvio Amorim e César Gonçalves compartilham opiniões semelhantes:
“O evento foi organizado desde a largada até a premiação. Gostei muito do percurso. Tinha estradão, single tracks e um visual maravilhoso.”, declarou Julyana.
“Organização nota dez, percurso excelente, e estrutura também nota dez!”, confirmou Silvinho.
“Ótimo evento, muito bem organizado, respeitando todos atletas, cumprindo todos os horários. Uma estrutura muito boa, de dar inveja a qualquer corrida de MTB do Brasil.”, finalizou César.
“O IV Desafio Goiás de MTB superou novamente todas as expectativas. A competição foi elogiada por todos os participantes e estamos muito contentes. No próximo ano, vamos realizar novamente a competição e com muito mais atrativos para os atletas. Nosso objetivo é sempre melhorar mais e mais.”, disse Luizinho, um dos organizadores do evento.
O IV Desafio Goiás de Mountain Bike teve o apoio de Federação Goiana de Ciclismo (FGC), Agência Goiana de Esporte e Lazer (AGEL), do Governo do Estado de Goiás, Sistime Cronometragem, e com apoio de mídia Sport Time. A organização foi de Luiz Carlos Silvestre e Suail Almada de Castro.
Confira a classificação dos Top 10 do IV Desafio Goiás de MTB:
Elite Masculina:
Col. | Nome do Atleta | Tempo | Patrocinador |
1º | RAPHAEL MESQUITA | 01:55:46.88 | JC BIKES ORBEA |
2º | GESIEL NUNES DE LIMA | 1 01:58:07.53 | JCBIKE/ORBEA/UMUARAMA E C AG |
3º | JOSEMBERG NUNES PINHO MONTOYA | 1 01:59:24.53 | JC BIKES/ORBEA/DI CASA/MZ CON |
4º | MOISES LOURENÇO SILVA SANTOS | 1 01:59:24.64 | JC BIKES/ORBEA/VIVERBEM NUTRI |
5º | ABRAÃO AZEVEDO | 1 02:00:26.63 | KONA - LEVORIN - AXAZ |
6º | PAULO SERGIO BORGES DE FREITAS | 1 02:07:51.00 | TIGRE ROLAMENTOS/INFORLINE |
7º | JHOUSEFER K. SILVA AMORIM | 1 02:14:21.46 | PRF. RIO VERDE/DAF BIKES |
8º | RAFAEL BORGES | 1 02:14:38.03 | SUPER BIKE 101/GREENS/PEDACIN |
9º | FRANCISCO MARIA DE LACERDA NETO | 1 02:21:32.25 | LB COPIAS/JHON DEERE |
10º | DERUBIO BATISTA DOS SANTOS | 1 02:28:11.85 | SERIEMA |
Elite Feminina:
Col. | Nome do Atleta | Tempo | Patrocinador |
1º | JULYANA MACHADO RODRIGUES | 1 02:25:19.30 | UDF/ GDF/ CYCLING/ GREENS |
2º | RAIZA GOULAO HENRIQUE | 02:27:36.52 | TRILHA ZEN/REDUTEP |
3º | JANILDES FERNANDES | 02:36:44.98 | SCOTT/ SÃO JOSÉ DOS CAMPOS |
4º | PAULA LUCIZANE DE MELO | 02:40:53.54 | REDUTEP/TRILHA ZEN/CICLO VICIO/DROG.ST° |
5º | TAULI STEIN DE BARROS | 02:41:56.76 | PIKÍ DA TRILHA |
6º | MARIANA CARCUTE | 02:58:42.07 | OLIMPO/CICLO VÍCIO/AGEL/SISTIME |
7º | RAQUEL FRANÇA QUEIROZ | 03:03:29:38 | OMEGA 3/SEC SÃO CAETANO |
8º | CASSIELE REZENDE | 05:06:24.24 | BRUTUS DA SERRA |
Sub23:
Col. | Nome do Atleta | Tempo | Patrocinador |
1º | MIGUEL WUTKOWSKY DOS SANTOS | 02:00:23.00 | NOMADES/POSTO BARCELONA/CARBO ENERGY/ |
2º | DOUGLAS JOSE LUIZ NETO | 02:01:17.29 | SCOTT;PROSHOCK |
3º | MARIO ANTONIO VERISSIMO OLIVEIRA | 02:01:57.60 | MENDES BIKE/CARBO ENERGY GEL/AUTO ESCOLA |
4º | ADRIANO SOUSA DE SÁ | 02:04:40.73 | DI CAZA SUPERMERCADO |
5º | FILIPE CAMPELO LEOPOLDO | 02:07:19.80 | CICLO RACE-UNIBIKE/FELT GDF RYDERS |
6º | JOSÉ AUGUSTO SOUZA MARQUES | 02:08:14.57 | ARROZ CRISTAL |
7º | CÉSAR AUGUSTO | 02:10:27.38 | LELIN BIKES |
8º | LEONARDO HENRIQUE PEREIRA DOS SANTOS | 02:10:42.14 | CALDAS BIKE SHOP;ESPAÇO ODONTOLOGICO |
9º | ALEX LEONARDO NASCIMENTO DE OLIVEIRA | 02:12:31.08 | LB CÓPIAS |
10º | BRUNO CAIXETA ROCHA | 02:16:02.17 | JP BIKES |
0 Response to "IV Desafio Goiás de MTB: Fotos e Classificação"
Postar um comentário