Páginas

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Entenda as camisas de classificação do Tour de France Curiosidades

A pontuação no Tour de France é uma das mais democráticas do esporte. A cada etapa, há percursos menores, marcados por placas de sprint, onde a disputa gera pontos extras. Além disso, tem a grande disputa pelas famosas camisas, que indicam líderes em diversas modalidades como subida de montanha, maior acúmulo de pontos, vencedor de alguma etapa, e o mais jovem melhor classificado na geral.

Veja abaixo mais detalhes, da enciclopédia Wiki.

A camiseta amarela

Atribuída ao corredor com menor tempo individual na classificação geral, é a de maior prestígio. A cada etapa, somam-se os tempos e vence quem tem o menor. Foi inventada em 1919 por Henri Desgrange, em referência ao papel amarelo do jornal L'Auto. O corredor com o menor tempo é considerado o líder no momento, e, ao final do evento, é declarado o vencedor geral do Tour.

A camiseta verde

Foi criada em 1953 em comemoração aos 50 anos do primeiro Tour e é atribuída ao primeiro corredor na classificação individual por pontos (sprints). O número de pontos depende do tipo de etapa - mais pontos se a etapa for plana, um pouco menos se for intermediária, ainda menos se for de montanha e o de menor valor é etapa de contra o relógio. Também atribuem-se alguns pontos ao corredor que alcança primeiro certos pontos intermediários.

A camiseta branca com bolas vermelhas

É atribuída ao primeiro corredor na classificação em etapas de montanha; no topo de cada montanha do Tour, atribuem-se pontos aos primeiros a chegar no topo (meta de montanha). As subidas são classificadas em categorias de 1 (mais difícil) a 4 (menos difícil) de acordo com seu grau de dificuldade, onde são levados em conta o declive e o comprimento da subida. Uma quinta categoria, chamada categoria especial, é reservada às montanhas ainda mais difíceis que as da primeira categoria. O primeiro corredor em uma subida de quarta categoria recebe 5 pontos, enquanto que o primeiro de uma subida categoria especial recebe 40.

A camisa Branca

Segue os mesmos critérios da camiseta amarela, mas somente disputada por corredores com idade máxima de 25 anos em 31 de dezembro do ano em questão. A categoria, criada em 1975, foi introduzida como forma de reconhecer o desempenho dos ciclistas mais jovens, foi temporariamente extinta em 1998, mas novamente reintroduzida pouco tempo depois.


A camiseta com dorsal vermelho

Que é atribuído ao corredor mais combativo da etapa anterior. No final de cada etapa, os juízes atribuem pontos aos corredores que entraram em "fugas" na etapa. O corredor com o maior número de pontos ganha um dorsal vermelho com letras em branco ao invés das usuais letras pretas em fundo branco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário